Processando

Inovações em Redução de Risco de Desastres no Brasil

Nova mensagem
voltar

Convivendo com as inundações

“Convivendo com as inundações: um estudo para construir resiliência com as comunidades de Porto Alegre” é um projeto de pesquisa participativa realizado pelo Banco Mundial, em coordenação com o Escritório de Resiliência da Cidade de Porto Alegre, que visa a melhorar a vida das comunidades desfavorecidas morando em áreas de risco de inundação.

Os objetivos deste processo incluem: (a) realizar um amplo diagnóstico dos impactos socio-econômicos (sobre renda, moradia, educação, saúde, etc.) destes desastres e do funcionamento das medidas de enfrentamento das famílias e da municipalidade; (b) identificar soluções que levem em conta as características e potencialidades das populações locais, e discuti-las com os atores interessados (Prefeitura, comunidades, dentre outros).

O projeto está sendo desenvolvido em duas fases (a primeira com enfoque social, e outra com viés econômico) entre 2017 e 2018 em duas regiões do Orçamento Participativo do Noroeste de Porto Alegre: Ilhas e Humaitá-Navegantes.

Foram utilizados diferentes recursos metodológicos, dentre os quais:

  • Coleta e análise de dados georreferenciados (GPS);
  • 2 rodadas de levantamento domiciliar em 1.500 casas;
  • 5 rodas de conversa com lideranças comunitárias de cada região de estudo;
  • 9 entrevistas com atores-chaves da gestão de riscos de desastres na Prefeitura;
  • Estratégias diversas de sensibilização para a redução de riscos de inundação.

As recomendações propostas pelo Banco Mundial em decorrência da análise desses dados integram uma leitura técnica da situação; as opiniões e percepções dos atores (comunidades e Prefeitura); e uma leitura jurídico-legal das restrições do que pode ser feito. Essas soluções foram debatidas em conjunto com representantes da Prefeitura e das comunidades no workshop final da fase 1 do projeto, que constituiu também o 1° Encontro do Grupo de Ação sobre Inundações e Alagamentos em Porto Alegre (GAIA).

Produtos

Logo do projeto
Logo do projeto

Publicações